Gestão de TI MSP, como ela pode te ajudar?

Hoje em dia toda empresa precisa de um setor de TI para poder operar normalmente, porém algumas coisas na Gestão de TI vem mudando com o passar dos anos. Você sabe qual a diferença entre o Gestão de TI tradicional e a Gestão de TI MSP?

O que muda?

O TI tradicional ainda espera que os problemas aconteçam na empresa para que eles sejam solucionados e tem a necessidade de sempre estar presente para poder atender as demandas – se esse serviço for terceirizado o técnico ainda precisa se deslocar até o local, o que faz com que o problema leve ainda mais tempo para ser resolvido e pode gerar perda de dinheiro, produção e etc.

Esse problema não se limita apenas à empresa: a própria prestadora de serviços de TI deixa de pensar em estratégias para melhorar o ambiente de seus clientes ou de conseguir novos clientes.

Com a ampliação do acesso à internet e o desenvolvimento de ferramentas de Gestão de TI no mercado, novas possibilidades se abriram para os prestadores de serviço; com isso, começaram a surgir empresas de Gestão de TI MSP (Serviços gerenciados de TI).

As empresas de Gestão de TI MSP conseguem atuar de maneira remota e proativa nos seus clientes, monitorando 24/7 todo o ambiente, gerando alertas automáticos de acordo com as necessidades do cliente (além dos alertas triviais que normalmente encontramos em um ambiente de TI), fazendo inventário da infraestrutura em tempo real, monitorando antivírus e o acesso à internet, automatizando diversas tarefas e mais.

O ponto mais importante é que a Gestão de TI MSP pode prever alguns problemas antes mesmo que eles aconteçam, reduzindo bastante o tempo de parada e permitindo que seus clientes consigam produzir mais. Claro, nem todos os problemas podem ser previstos e acontecem inevitavelmente – como em caso de pane elétrica, por exemplo.

Sempre atuando e buscando melhorias

Como dito anteriormente, com esse modelo de negócios, o Profissional de TI MSP consegue focar em melhorias no ambiente de TI de seus clientes e em novas estratégias para que ambos cresçam, reduzindo os custos de TI e aumentando a produtividade e a saúde de seu negócio. Outra vantagem é o fato de que uma empresa pode ter seu setor de TI terceirizado, reduzindo custos de um setor de TI próprio.

O profissional MSP pode ser “compartilhado” entre várias empresas, trazendo muitas vivências e experiências que podem ser aplicadas em locais diferentes, sempre na intenção de trazer melhorias e o menor tempo de parada.

Facebook Comments

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: